Projetos de Extensão

Atualmente, o DeGABA atua em dois principais projetos – um vinculado ao Cerrado (Núcleo de Estudos do Cerrado da UFSCar – NEC/UFSCar) e outro as áreas verdes urbanas (ReFlora: recomposição de paisagens do Campus com vegetação nativa), ambos no campus de São Carlos. Via Proex, esses projetos foram aprovados e vem recebendo estudantes para atuarem nessas áreas.

NEC: surgiu em 2018 por uma demanda de estudantes e comunidade, de uma forma geral, e traz para discussão problemas envolvendo as áreas naturais do campus de São Carlos. Foi concretizado como projeto de extensão em 2019, desenvolvendo atividades relacionadas a restauração ecológica, levantamento de dados em campo, preparação de material didático para divulgação das informações, entre outras. Trata-se de um projeto multidisciplinar em que estudantes vem participando nas mais diversas frentes.

ReFlora: surgiu em 2018 e foi concretizado como projeto de extensão em 2020. O principal objetivo é revitalizar a vegetação de áreas internas do campus da UFSCar, São Carlos, a partir da identificação, classificação e caracterização de suas áreas verdes inseridas em um contexto urbano. Essa demanda é constante no DeGABA, e vem sendo cada vez mais reforçada pelos estudantes que propõe ressignificação de espaços verdes para convívio social e beleza do campus.