Operação Corta-Fogo na UFSCar
A UFSCar, através da Secretaria Geral de Gestão Ambiental de São Carlos (SGAS), aderiu à Operação Corta-Fogo de São Carlos, para intensificar as ações de prevenção de incêndio nas áreas de vegetação do Campus São Carlos. A Operação está vinculada ao Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que, localmente, é coordenado pelo Ministério Público Estadual.
Erica Pugliesi, Secretária Geral da SGAS, explica que a UFSCar se juntou a essas ações no município para avançar com as medidas de prevenção e combate ao incêndio, preparando a Universidade para o período de estiagem. Uma das medidas de prevenção, além da manutenção dos aceiros que já está prevista, é o uso de fogo de forma prescrita, como redutor da vegetação morta fina que é responsável pela ignição e propagação dos incêndios. A queima prescrita é atualmente uma das ferramentas do Manejo Integrado do Fogo no Estado de São Paulo, que permite a preparação de áreas naturais e possui embasamento na lei Estadual nº 17460/2021 e no art. 38 da Lei Federal nº 12651/2012.
As atividades estão programadas para terem início no mês de abril, sendo que a UFSCar fará o piloto nos dias 4, 5 e 6 de abril, desde que as condições meteorológicas estejam favoráveis. Por conta dessa ação, as instituições e órgãos responsáveis envolvidos na ação recomendam fortemente que, durante esses dias, as pessoas não visitem a área de vegetação da UFSCar para a prática de caminhada e demais atividades de lazer. A orientação visa garantir a segurança das pessoas e do procedimento.
A queima prescrita será coordenada e operacionalizada pelo Corpo de Bombeiros, que contará com o apoio e suporte logístico dos demais parceiros da Operação Corta-Fogo, como o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Defesa Civil Municipal, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a Fundação Florestal, a Embrapa, as Concessionárias das Rodovias e o Parque Ecológico de São Carlos, que prestará auxílio caso haja necessidade de resgate de animais silvestres durante os trabalhos. Leia a matéria na íntegra no Portal UFSCar.