UFSCar: Referência na Coleta Seletiva e Sustentabilidade

Universidade pioneira na separação de resíduos fortalece compromisso ambiental

Desde 1994, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) se destaca como pioneira na separação de resíduos, consolidando-se como um centro de referência para a Coleta Seletiva em São Carlos e região. O compromisso da instituição com a sustentabilidade tem influenciado a gestão de resíduos em âmbito municipal e regional, promovendo a conscientização e a inclusão de cooperativas de reciclagem.

Acompanhando as mudanças na legislação e impacto na gestão de resíduos

Em 2011, a UFSCar fez a adequação ao Decreto 5.940/2006, através de uma Portaria Interna (GR 1.113/2011). O Decreto 5.940 determinava que órgãos e entidades da administração pública federal deveriam separar e destinar resíduos reutilizáveis e recicláveis para associações e cooperativas de catadores. Determinava também a forma como as instituições deveriam fazer a gestão dos convênios com as cooperativas.  Essa medida visava promover a inclusão social e fomentar a economia circular, gerando impactos diretos na destinação adequada dos resíduos.  Em 12 de janeiro de 2022, entrou em vigor o Decreto 10.936, que revogou o Decreto 5.940 e regulamentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). Apesar de ter sido mantido o envio preferencial dos materiais recicláveis às cooperativas, a  nova legislação retirou essa obrigatoriedade. A UFSCar manteve os compromissos firmados com as cooperativas e catadores autônomos que atendem os 4 campi da instituição.   

Cartilha de 2024 detalha avanços e desafios da Coleta Seletiva

Em 2018, a atividade de extensão vinculada ao Programa de Coleta Seletiva Solidária da  UFSCar elaborou um livreto intitulado "Como funciona a Coleta Seletiva na UFSCar?", que detalha o funcionamento do programa na universidade. Este documento foi atualizado em 2024 e apresenta informações sobre o departamento responsável, suas atribuições, a importância do programa e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso,  o documento instrui sobre a correta separação e descarte de resíduos, aponta a localização dos contentores azuis no campus e destaca um projeto acadêmico de estrutura de tombamento de contentores desenvolvido por alunos de graduação.

Dados da coleta seletiva nos campi da UFSCar

O livreto  também aborda a realidade das cooperativas atuantes em todos os campi da UFSCar, fornecendo dados sobre a quantidade de resíduos recicláveis gerados. Um dos destaques é o depoimento da presidente da cooperativa "Coopervida", que compartilha sua experiência e a relevância do programa para os trabalhadores do setor. Além disso, são indicados pontos de descarte para outros tipos de resíduos no município de São Carlos, visando facilitar o acesso da comunidade a locais adequados para destinação correta dos materiais.

O relatório de 2024 do Programa de Coleta Seletiva Solidária da UFSCar apresenta dados sobre a quantidade de resíduos recicláveis retirados nos diferentes campi da universidade. O gráfico destaca a evolução da coleta no campus de São Carlos, que registrou um pico de 61,3 toneladas em 2023, seguido de uma redução para 47,9 toneladas em 2024. Já nos campi de Sorocaba, Araras e Lagoa do Sino, observa-se um aumento progressivo na quantidade de resíduos recicláveis coletados, com Araras atingindo 9.453 kg em 2024.

Compromisso com a sustentabilidade

Esses números reforçam a importância da gestão adequada dos resíduos e a colaboração das cooperativas para a destinação correta dos materiais recicláveis. Com iniciativas como essa, a UFSCar reafirma seu compromisso com a gestão sustentável de resíduos e segue como referência na implementação de políticas ambientais eficazes.

Para mais informações, acesso o relatório em: COMO FUNCIONA A COLETA SELETIVA NA UFSCar