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SGAS

A SGAS, unidade de apoio administrativo de caráter consultivo, tem por finalidade desenvolver atividades de apoio a gestão administrativa, no âmbito ambiental, integrando diferentes áreas do conhecimento e campos de atuação profissional, visando proporcionar o aumento contínuo do respeito ao meio ambiente e a percepção de sua inter-relação com a qualidade de vida. 

Em consonância com a sua finalidade a SGAS tem como objetivos principais:

  1. Atuar no planejamento, na coordenação e no monitoramento das atividades da Universidade que tenham interações com o componente ambiental;
  2. Atuar no controle, na correção e na prevenção de problemas ambientais, em cogestão com os demais setores da Universidade;
  3. Propor normas e outros instrumentos que tratem de incentivos e de restrições ao uso de espaços ou atividades que possam causar problemas ambientais;
  4. Desenvolver junto à comunidade a Política Ambiental para a UFSCar, traduzindo de forma explícita como a Universidade pretende atingir seus objetivos ambientais e de sustentabilidade;
  5. Elaborar, em conjunto com os demais departamentos, unidades e setores administrativos da UFSCar, um plano de gestão ambiental vinculado a um Sistema de Gestão Ambiental, definir objetivos e metas e avaliar continuamente sua performance;
  6. Participar do processo de planejamento e gestão ambiental dos diferentes setores da UFSCar, a partir da implementação do sistema de gestão com geração de indicadores qualitativos e quantitativos para o estabelecimento de metas ambientais;
  7. Auxiliar nas definições das responsabilidades ambientais de cada um dos setores da Universidade;
  8. Divulgar interna e externamente a política ambiental, seus objetivos e metas e as responsabilidades de cada um na comunidade acadêmica;
  9. Auxiliar na obtenção dos recursos adequados necessários ao desenvolvimento das metas ambientais;
  10. Ambientalizar, educar e trabalhar de forma participativa com a comunidade acadêmica;
  11. Monitorar (acompanhar) a situação ambiental dos campi da UFSCar e dar suporte aos relatórios institucionais de sustentabilidade;
  12. Acompanhar e conduzir a evolução da discussão sobre a questão ambiental e propor ações de melhoria contínua, bem como, alternativas e soluções para problemas ambientais;
  13. Contribuir para o desenvolvimento de programas ambientais da comunidade acadêmica e contribuir com a pesquisa e a inovação aplicadas à área ambiental;
  14. Definir normas, regras e procedimentos ambientais gerais e em conformidade com as especificidades dos diferentes setores da universidade;
  15. Auxiliar na conciliação dos diferentes interesses existentes na comunidade acadêmica e externa no que se refere a questões com interface ambiental.

 

A estrutura da SGAS é composta por: 

  1. Conselho da SGAS;
  2. Secretaria Geral - SG;
  3. Secretaria Executiva - SE;
  4. Coordenadoria de Planejamento e Gestão Ambiental - CoPGA;
  5. Departamento de Apoio a Educação Ambiental - DeAEA;
  6. Departamento de Gestão de Áreas Verdes, Biodiversidade e Agroambientes - DeGABA;
  7. Departamento de Gestão de Resíduos - DeGR.

 

Regimento Interno da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, SGAS - aprovado pela Resolução CONSUNI Nº 16, de 05 de novembro de 2019.

 

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