Manejo florestal como suporte para a realização de ações integradas de Educação e Cultura Ambiental no Campus São Carlos

A UFSCar possui o privilégio de ter em seus diferentes campi áreas naturais protegidas de inestimável valor, tanto para a conservação de ambientes naturais, quanto para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, destaca-se o potencial destas áreas como promotoras de qualidade de vida para as comunidades. O Campus de São Carlos, conta com 47,5% de sua área distribuídos em reservas legais, áreas de proteção permanente e de servidão ambiental.

Ao longo dos anos, pesquisas em diversas áreas do conhecimento tem sido desenvolvidas neste local (FRANCISCO & GALETTI, 2002, VALENTI et al., 2009 e DODONOV et al., 2014), tratando-se de um laboratório vivo e dinâmico. A descrição de uma nova espécie de libélula, por exemplo, recentemente recebeu destaque na comunidade científica internacional (CEZARIO & GUILLERMO-FERREIRA, 2021). Desde 1992, está em andamento a atividade de extensão “Visitas Orientadas à Trilha da Natureza” (LIMA, 2016; MELLO et. al., 2021). Além de facilitar atividades de ensino, com a mediação de vistas acadêmicas para disciplinas da UFSCar e outras instituições de São Carlos e região, o projeto realiza visitas escolares e promove atividades de educação ambiental não-formal. Destaca-se ainda o fato de que a cidade de São Carlos carece de áreas verdes para o desenvolvimento de atividades de esporte e lazer. Assim, percebe-se um crescente uso desta área ao longo dos anos.
Desta forma, as áreas naturais presentes no campus São Carlos, conhecidas popularmente como “Cerrado da UFSCar”, emergem pela sua vocação como espaço educador no qual podem ser desenvolvidas atividades que contribuem para a formação ambiental da comunidade interna e externa (PINTO et. al., 2004). Este espaço pode ser visto como um facilitador no processo de inserção da dimensão ambiental, ou ambientalização, no Campus de São Carlos (LIMA, PISSETTI & VAZ, 2019)

Entretanto, inúmeros são os desafios para a manutenção das áreas verdes urbanas (JUSTINO & NASCIMENTO, 2015). Em relação ás áreas preservadas do Campus São Carlos, pode-se destacar: a presença de animais domésticos e o impacto na biodiversidade; uso de fogo; controle de invasão por espécies exóticas; controle de caça ou outras atividades correlatas; depredação da flora; descarte de resíduos, entre outras. Para que estes desafios possam ser superados, há necessidade de ações para o manejo e proteção florestal, com a manutenção de um programa contínuo de educação e comunicação que envolva a comunidade interna e externa.

Este projeto vem de encontro a esta necessidade. Ou seja, é proposto o desenvolvimento de um conjunto de ações que possam contribuir a segurança da área e a formação de uma cultura ambiental entre as pessoas que frequentam as áreas verdes do Campus de São Carlos. Dentre as ações de segurança, citam-se como exemplos a limpeza da área de plantio de eucalipto acometida por incêndio assim como a manutenção de aceiros que circundam as áreas. Assim, assumindo o seu papel enquanto espaço educador e contribuindo para a manutenção da sua própria conservação ambiental e como fonte de conhecimento.
Para viabilizar a execução da atividade pretende-se partir do uso dos próprios recursos florestais das áreas adjacentes de plantio e, desta forma, possibilitando que a atividade seja auto sustentável.